Brasil : Meio ambiente é o tema do Ecocine Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos

EDUCACIÓN PARA LA PAZ

Un artigo de Folha de Pernambuco

Começa hoje e segue até o próximo dia 5 o Ecocine Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos (https://ecocine.eco.br/), encontro online que reúne séries e filmes documentais que tenham o meio ambiente como foco.  O evento virtual reúne uma lista de 134 filmes em streaming de 35 países, como Brasil, Índia, Holanda, Malawi, França, EUA e Irã. Os longas esmiúçam questões de caráter urgente e de impacto global e serão intercaladas sessões especiais para crianças, adolescentes e educadores. Tudo gratuito.

(Clickear aquí para la version inglês.)

Question for this article:

Film festivals that promote a culture of peace, Do you know of others?

Liberdade


Segundo a fundadora do evento e antropóloga, Ariane Porto, os temas dos direitos ambientais e humanos são tantos e tão urgentes, que as vozes vindas de todas as direções se encontram e por vezes se chocam.”Escolhemos para este ano homenagear a Liberdade. Liberdade de ser, de estar, de ir de vir. Liberdade de ficar, de reconstruir, de resistir, de mudar. Liberdade do corpo, do espírito, da mente. E, fundamentalmente, liberdade de viver em um mundo social e ambientalmente sustentável, onde todas as espécies, humanas ou não, têm direito de existir”, escreve a presidente no site do evento.

Gratuito

Entre os destaques, “From trash to treasure” (foto), documentário dirigido pela brasileira Iara Lee, que retrata uma comunidade no Lesoto, na África, que transforma toneladas de lixo em roupas e acessórios para o cotidiano. Outro que ganha os holofotes é o “Professor Polvo”, filme que segue no páreo por uma estatueta do Oscar neste ano — na categoria Documentário, disponível na Netflix. O catálogo pode ser acessado no site do evento através de rápida inscrição.