|
Sesi e GRPCom realizam Feira da Paz em 10 cidades do Paraná
un articulo por Paraná Online
Nos dias 29 e 30 de junho, dez cidades do Paraná receberão a Feira da Paz, uma ação comunitária que busca estimular ações que reflitam a cultura da paz e que leva atividades educativas, culturais e de lazer à população. O evento é uma iniciativa do Sesi Paraná [Serviço Social da Indústria] em parceria com o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e com a comunidade dos locais onde serão realizadas as feiras.
click on photo to enlarge
Os eventos acontecerão simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul, Ponta Grossa, Guarapuava, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá, Apucarana e Londrina. A ideia é mobilizar comunidades de todo o estado para refletirem sobre como reduzir a violência nas cidades e realizar ações que possam despertar a consciência sobre os danos causados pelos diversos tipos de violência, que estimulem a cidadania e que desenvolvam processos educativos e socializadores nas localidades.
"A iniciativa contribui para o estabelecimento de vínculos entre os diferentes atores locais, o que reforça o sentimento de pertença e a prática cotidiana e levam à construção de comunidades sustentáveis para a paz", afirma José Antônio Fares, superintendente do Sesi Paraná.
Segundo ele, para essa iniciativa, o Sesi-PR aplica sua experiência como articulador e mobilizador da comunidade, por meio de seus programas institucionais como o Arranjo Educativo Local, Rede de Desenvolvimento Local, Nós Podemos Paraná, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e Junior Achievement.
Cada localidade onde acontecerá a feira terá uma programação específica com atividades que prestigiem os talentos locais, como grupos culturais, serviços, oficinas de artes, recreação e educação para a paz. Todas as nove feiras do estado contarão com a "Árvore da Atitude", onde serão colocadas as intenções da comunidade para diminuir a violência no local - o que cada pessoa poderá fazer individualmente pela paz. Outra ação comum a todas as feiras será o abraço coletivo pela paz, quando os moradores dão as mãos em torno do local do evento pedindo o fim da violência.
A primeira Feira da Paz aconteceu em 2011, na Vila Sandra, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), em parceira com a Associação de Moradores das Moradias Zimbros. No final de março deste ano, a comunidade da Vila Sabará, também na CIC, recebeu a Feira da Paz em parceria com associação "Amigos do Sabará", Sesi e GRPCom.
( Clique aqui para uma versão inglêsa)
|
|
DISCUSSION
Pregunta(s) relacionada(s) al artículo :
Can festivals help create peace at the community level?,
* * * * *
Comentario más reciente:
:
This discussion question applies to the following articles:
"Let's build the Bridge of Peace." House of Erasmus of Rotterdam at the Nelson Mandela Festival The Festival of the Route of Queens and Kings Festirois 2011 Gabon : Libreville a vibré au rythme de la Fête des Cultures Gabon: Libreville dances to the rhythm of the Festival of Cultures Sesi e GRPCom realizam Feira da Paz em 10 cidades do Paraná Sesi and GRPCom sponsor Peace Fairs in 10 cities of Paraná, Brazil Festival: Festival: Sustainability-related ‘Peace Corner’ added to Earthfest event Festival Mundial da Paz leva 600 atrações ao Ibirapuera em São Paulo World Peace Festival hosts 600 attractions at Ibirapuera in Sao Paulo Kalinga [Philippines] lines up Week for Peace activities 2nd Guwahati International Music Fest to establish city in global music circuit Festivais de Folclore Promovem a Cultura de Paz Folklore Festivals Promote Culture of Peace (Brazil) Tercera edición del festival Jóvenes celebrando la vida en una cultura de paz (Guatemala) Third annual youth festival celebrating life in a culture of peace (Guatemala) 7 billion reasons for peace at Delhi Festival India: Peace fiesta underway at Wokha
FOR MORE RECENT ARTICLES, CLICK HERE
|
|