Primeira mulher Indígena é eleita a Deputada Federal no Brasil

. DESAROLLO SUSTENTABLE .

Especial para CPNN por Myrian Castello, com base em informações de CIMI, El Pais and BBC

Joênia Wapichana, é advogada, 43 anos, e foi eleita com mais de 8 mil votos como deputada federal no Brasil e é a primeira mulher indígena a ocupar o cargo em 194 anos de história de Parlamento. “Todos têm uma missão na vida. A minha é defender os direitos coletivos indígenas”, diz ela em sua conta do Instagram. Esta é a segunda vez que um indígena chega à Câmara dos Deputados. O primeiro foi Mário Juruna.


Foto: Valdir Wasmann

(Artigo continuou na coluna à direita)

(Clique aqui para a versão inglês.)

Pregunta(s) relacionada(s) al artículo

Indigenous peoples, Are they the true guardians of nature?

(Artigo continuação da coluna esquerda)

Entre as causas defendidas pela Deputada Federal eleita estão os direitos coletivos indígenas, luta em prol de mulheres indígenas, desenvolvimento sustentável, respeito ao meio ambiente, transparência, ética e combate à corrupção.

Em entrevista ao Conselho Indigenista Missionário Joenia reitera a necessidade de demarcação das terras indígenas pela FUNAI [Fundação Nacional do Índio] a partir dos critérios da Constituição. Como estratégia pretende ao início do seu mandato como deputada federal, destinar o trabalho para combater as propostas anti-indígenas e ouvir todas as propostas consideradas prioritárias pelas organizações e entidades que defendem os direitos indígenas.

A partir do diálogo com os povos indígenas e com as organizações, Joênia pretende propor um sistema de educação escolar indígena próprio, ter propostas de lei que reconheçam os profissionais indígenas de outras áreas, também a longo prazo desenvolver políticas públicas específicas para a juventude, as mulheres, além de trabalhar a sustentabilidade e as parcerias.