inglés
francés
GLOBAL MOVEMENT FOR A CULTURE OF PEACE

Sobre la margen izquierda aquí debajo, usted podrá encontrar un artículo de CPNN y sobre la margen derecha su debate. Usted está invitado a leer y a debatir haciendo click sobre alguna de las preguntas que se encuentran en el siguiente listado aquí debajo, o si lo desea puede proponer una nueva pregunta. Por favor, tómese el tiempo de tildar una de las opciones aquí debajo para elegir el nivel de prioridad que según su consideración tiene este artículo.

Aprender Escribir Leer Inicio Quiénes somos Discutir Buscar Boletin Contacto
por ámbito de acción
por región
por categoría
por fecha
Naciones Unidas y Cultura de Paz
Movimiento Mundial para una Cultura de Paz
Valores, Actitudes, Acciones
Reglas de CPNN
Enviar un Articulo
Sea un reportero de CPNN


Reforma Agrária por uma Cultura de Paz (Brasil)
un articulo por Marcos Estrada

Na segunda-feira, 15 de Julho de 2013, membros do Movimento dos Sem Terra (MST) do no acampamento Antonio Irmão, visitaram a prefeitura de Itaquiraí, no estado do Mato Grosso do Sul, onde eles estão acampados. Um grupo de mais de 100 pessoas, em dois ônibus, levaram em punho uma pauta com 3 importantes reivindicações de suma urgência, suas bandeiras e muita energia para se reunir com o prefeito.



click on photo to enlarge

Mesmo sem haver conseguido agendar uma reunião previamente com o prefeito Ricardo Favaro, Vice- Prefeito Daniel Mamedio e sua equipe, todos foram recebidos sem nenhum problema. Assim que chegaram, um pequeno grupo de negociação foi convidado a entrar na sala de reunião, onde uma tranquila conversa decorreu por pouco mais de uma hora.

Durante a reunião foram discutidas as 3 reivindicações: a questão dos poços de água de onde os membros do MST pegam água para o acampamento, a questão do atendimento médico básico no acampamento e a posição do governo local com relação ao assentado das 134 famílias nesse acampamento no seu município.

Com relação aos poços, o prefeito expressou que desconhecia a situação atual da escassez de água no acampamento devido ao desbarrancamento de alguns poços dias antes como resultado das muitas chuvas e sobre a má qualidade da água. Foi assegurado que no máximo até na quinta-feira 18 de julho de 2013, ou até mesmo antes, o poço de água da escola do acampamento seria arrumado, antes da volta as aulas na semana que vem, pois os tubos já se encontram com a prefeitura. Também seria feito a análises da água de todos os poços do acampamento. No entanto, no dia 16 de julho a prefeitura já contatou o acampamento para fazer a analises da água, logo seguirá a colocação dos tubos no poço da escola tal como foi garantido.

Sobre a questão dos serviços básicos de saúde, foi garantido que seguirá a negociação entre para que a responsável do setor de saúde no acampamento receba todos os remédios possíveis, e em quantidade suficientes, para que pequenas enfermidades ou acidentes possam ser tratados no acampamento. Também acordado que deve haver uma melhor comunicação entre a prefeitura e os membros do MST para que se pudesse assegurar saúde para todos. Além disso, será fornecido um kit de primeiros socorros para que seja utilizado no acampamento.

Nessa reunião o prefeito expressou desconhecer totalmente as 3 áreas de assentamento, que segundo os membros do MST, o INCRA disse que existe nesse município. O prefeito comprometeu-se a buscar saber se essas áreas realmente existem e onde estão localizadas. Como o prefeito Favaro disse ‘a cidade ganha muito mais com um assentamento do que com um acampamento’.

Esse foi apenas um pequeno exemplo do quanto às pessoas trabalhando juntos fazem um mundo melhor rumo a Cultura de Paz.

( Clique aqui para uma versão inglesa)

DISCUSSION

Pregunta(s) relacionada(s) al artículo :


How important is community development for a culture of peace?,

* * * * *

Comentario más reciente: :

Community plays a important role in developing culture peace. We should promote our cultural values by interacting with each other and making these values part of our daily lives. A good example of this would be raising our children according to beliefs and values which are important for us and our cultural peace. We can also promote cultural peace by making small commuinties within big community and share different ideas and bring new ones in.


Este artículo ha sido publicado on line el August 1, 2013.