French
Spanish
GLOBAL MOVEMENT FOR A CULTURE OF PEACE

On the left below, please find an article for the Culture of Peace News Network and on the right the discussion related to this article. You are invited to read and join in the discussion by clicking on any of the questions listed here, or, if you wish, you may enter a new discussion question as described on the bottom of this page. Please take the time to check one of the boxes below as to whether this article should be given a high priority, a medium priority or no priority

Learn Write Read Home About Us Discuss Search Subscribe Contact
by program area
by region
by category
by recency
United Nations and Culture of Peace
Global Movement for a Culture of Peace
Values, Attitudes, Actions
Rules of the Game
Submit an Article
Become a CPNN Reporter


Reforma Agrária por uma Cultura de Paz (Brasil)
an article by Marcos Estrada

Na segunda-feira, 15 de Julho de 2013, membros do Movimento dos Sem Terra (MST) do no acampamento Antonio Irmão, visitaram a prefeitura de Itaquiraí, no estado do Mato Grosso do Sul, onde eles estão acampados. Um grupo de mais de 100 pessoas, em dois ônibus, levaram em punho uma pauta com 3 importantes reivindicações de suma urgência, suas bandeiras e muita energia para se reunir com o prefeito.



click on photo to enlarge

Mesmo sem haver conseguido agendar uma reunião previamente com o prefeito Ricardo Favaro, Vice- Prefeito Daniel Mamedio e sua equipe, todos foram recebidos sem nenhum problema. Assim que chegaram, um pequeno grupo de negociação foi convidado a entrar na sala de reunião, onde uma tranquila conversa decorreu por pouco mais de uma hora.

Durante a reunião foram discutidas as 3 reivindicações: a questão dos poços de água de onde os membros do MST pegam água para o acampamento, a questão do atendimento médico básico no acampamento e a posição do governo local com relação ao assentado das 134 famílias nesse acampamento no seu município.

Com relação aos poços, o prefeito expressou que desconhecia a situação atual da escassez de água no acampamento devido ao desbarrancamento de alguns poços dias antes como resultado das muitas chuvas e sobre a má qualidade da água. Foi assegurado que no máximo até na quinta-feira 18 de julho de 2013, ou até mesmo antes, o poço de água da escola do acampamento seria arrumado, antes da volta as aulas na semana que vem, pois os tubos já se encontram com a prefeitura. Também seria feito a análises da água de todos os poços do acampamento. No entanto, no dia 16 de julho a prefeitura já contatou o acampamento para fazer a analises da água, logo seguirá a colocação dos tubos no poço da escola tal como foi garantido.

Sobre a questão dos serviços básicos de saúde, foi garantido que seguirá a negociação entre para que a responsável do setor de saúde no acampamento receba todos os remédios possíveis, e em quantidade suficientes, para que pequenas enfermidades ou acidentes possam ser tratados no acampamento. Também acordado que deve haver uma melhor comunicação entre a prefeitura e os membros do MST para que se pudesse assegurar saúde para todos. Além disso, será fornecido um kit de primeiros socorros para que seja utilizado no acampamento.

Nessa reunião o prefeito expressou desconhecer totalmente as 3 áreas de assentamento, que segundo os membros do MST, o INCRA disse que existe nesse município. O prefeito comprometeu-se a buscar saber se essas áreas realmente existem e onde estão localizadas. Como o prefeito Favaro disse ‘a cidade ganha muito mais com um assentamento do que com um acampamento’.

Esse foi apenas um pequeno exemplo do quanto às pessoas trabalhando juntos fazem um mundo melhor rumo a Cultura de Paz.

( Clique aqui para uma versão inglesa)

DISCUSSION

Question(s) related to this article:


How important is community development for a culture of peace?,

* * * * *

Latest reader comment:

Community plays a important role in developing culture peace. We should promote our cultural values by interacting with each other and making these values part of our daily lives. A good example of this would be raising our children according to beliefs and values which are important for us and our cultural peace. We can also promote cultural peace by making small commuinties within big community and share different ideas and bring new ones in.


This report was posted on August 1, 2013.