Embaixadores enaltecem esforços de Angola para a paz em África

EDUCACIÓN PARA LA PAZ

Un artigo de O País

O Comité de Representantes Permanentes (CRP) da União Africana (UA) encorajou, nesta Terça-feira, Angola a prosseguir com os esforços para a promoção de um movimento panafricano de prevenção da violência e de conflitos, através do seu compromisso de divulgação de uma cultura de paz em África

De acordo com uma nota da Representação Permanente de Angola junto da UA, o incentivo foi manifestado durante a reunião do CRP, que decorre desde 20 de Janeiro, no formato virtual

O documento sublinha que na mesma sessão foi apresentada uma comunicação sobre o 1.º Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África – Bienal de Luanda, realizado em Angola, de 18 a 22 de Setembro de 2019

Na sua comunicação, o Representante Permanente de Angola junto da UA, Francisco José da Cruz, referiu que depois do “bem-sucedido 1.º Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África – Bienal de Luanda”, o Governo angolano já está a criar as condições para a próxima edição, este ano, tendo o Presidente da República, João Lourenço, criado uma Comissão Multissectorial para o efeito.

(Clickear aquí para la version inglês.)

Question for this article:

The Luanda Biennale: What is its contribution to a culture of peace in Africa?

Can the African Union help bring a culture of peace to Africa?

Will UNESCO once again play a role in the culture of peace?

Além do esperado impacto na componente Paz e Segurança, o objectivo é enquadrar o evento no espírito de celebração do Tema do Ano de 2021 da União Africana: “Arte, Cultura e Património: Alavancas para construir a África que queremos”.

O CRP mostrou-se unânime em considerar que a realização do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África – Bienal de Luanda insere-se nos esforços da União Africana relativos à procura da paz, tendo o Departamento dos Assuntos Sociais felicitado a proposta de Angola e apelado ao apoio dos Estados-Membros da UA.

O documento apresentado recorda que o Governo de Angola e a UNESCO acordaram a 18 de Dezembro de 2018 realizar o 1.º Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz em África – Bienal de Luanda, em Setembro de 2019, a fim de fortalecer o movimento Pan- Africano para uma cultura de paz e de não-violência, através do estabelecimento de uma parceria multilateral entre governos, sociedade civil, comunidade artística e científica, sector privado e organizações internacionais.

O evento tem como objectivo estratégico a promoção de uma África pacífica e próspera através da defesa e incentivo de acções para, entre outros fins, prevenir conflitos na gestão dos recursos naturais nacionais e transfronteiriços no continente africano, assim como educar uma geração de jovens africanos como agentes da paz, estabilidade e desenvolvimento.

A primeira edição baseou-se em três eixos principais: Fórum de Parceiros–Uma Aliança para África; Fóruns Temáticos: Fórum de Ideias, Fórum dos Jovens e Fórum das Mulheres; Festival de Culturas. A 41.ª Sessão Ordinária do Comité de Representantes Permanentes (CRP) está a decorrer desde 20 de Janeiro, no formato virtual, antecedendo o 38. º Conselho Executivo (Chefes de diplomacias) e a 34.ª Sessão da Assembleia da UA (Chefes de Estado e de Governos), marcados para 3 e 4, e 6 e 7 de Fevereiro, respectivamente.

A reunião tem em discussão diversos relatórios, incluindo sobre as actividades dos sub-comités do CRP, dos Comités Técnicos Especializados (CTE) da Comissão da União Africana, de outros órgãos da UA e das Agências Especializadas. A União Africana consagra 2021 como o “Ano das Artes, Cultura e Património: Alavancas para Construir a África que Queremos”. O ano de 2020 teve como tema “Silenciar as Armas: Criação de Condições Favoráveis para o Desenvolvimento de África”.