Brasil: Feira Cultura de Paz busca combater diversos tipos de violência em Juiz de Fora

. . PARTICIPACIÓN DEMOCRATICA . .

Un artigo de Tribuna de Minas

O projeto Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes integrou a Feira de Cultura da Paz, realizada nesta segunda-feira (dia 19), em frente ao Cine-Theatro Central, no Calçadão da Rua Halfeld. O objetivo do evento é mostrar à população as contribuições do projeto para o estabelecimento de uma rede efetiva de prevenção e enfrentamento às diversas formas de violência na cidade.


Evento é organizado pelo Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz (Foto: Divulgação)

(Artigo continuou na coluna à direita)

Pregunta(s) relacionada(s) al artículo

Can festivals help create peace at the community level?

(Artigo continuação da coluna esquerda)

O evento é organizado pelo Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Paz, implantado por meio do decreto municipal 15.034, de 18 de fevereiro deste ano. Instituições e profissionais que integram o núcleo apresentaram as ações desenvolvidas.

Para a professora de Psicologia e coordenadora do Cultura de Paz, Cacilda Andrade de Sá, essa foi uma oportunidade de abordar um tema delicado junto à população de modo mais acolhedor. “A gente tem o objetivo de levar o conhecimento da universidade para a comunidade em geral. No caso de hoje, o foco foi a prevenção às violências. Para isso, nós temos o objetivo de conhecer os tipos de violência e assim propor ações para diminuí-las, trazendo uma cultura de paz para a população juizforana.”

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e busca contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas.

(Nota do editor. “Causas externas” neste caso referem-se a lesões e mortes que não são causadas por câncer ou outra doença presente no indivíduo em questão, mas que são causadas por acidentes, violência infligida, etc.)

(Clique aqui para a versão inglês.)