Fórum acontece na Islândia para promover amor, transformação e humanidade

EDUCACIÓN PARA LA PAZ

Un artigo de Myrian Castello, Fábrica dos Sonhos

Há cada dois anos acontece o Spirits of Humanity Forum ( www.sohforum.org) que reúne líderes do mundo inteiro para falar sobre amor, paz e humanidade, para empoderar pessoas e incentivar uma transformação duradoura do mundo.

Este ano, o fórum ocorreu em Reykjavik, na Islândia, e tive a sorte de ser uma das convidadas. O Fórum contou com um dia de pré-evento focado em educação em que foi falado sobre as possibilidades de se construir uma educação baseada em múltiplos valores como amor, empatia, esperança, coragem. Algumas das perguntas foram “ Qual o propósito da educação?” e “Onde começamos a mudança?”

(Artigo continuou na coluna à direita)

(Artigo continuação da coluna esquerda)

Nos dias seguintes teve o discurso do Sr. Presidente da Islândia, cheio de humanidade, contando sobre a história da vida dele de um jeito bem acolhedor, se corresponsabilizou pelas mudanças necessárias no mundo a começar de cada um, inclusive dele mesmo e terminou com um poema escrito por ele. Tivemos alguns painéis com pessoas compartilhando suas histórias e diversos workshops voltados para amor, transformação da terra, cultura de paz.

Uma das perguntas foi: Como devemos ser/estar para que haja paz? – foi falado sobre o poder das relações e como precisamos entender relações em diferentes níveis (intrapessoal, interpessoal, natureza, planetário), a importância da energia que você traz para uma conversa e como é possível mesmo sentada em um auditório um palestrante pode transformar palco e audiência em círculo pelo olhar e pelo jeito de conduzir a conversa e da importância de compartilhar a jornada.

O que ficou foi “Nós somos criados pela vida assim como a criamos” e a importância de se estabelecer conexões e dar suporte para as pessoas e as relações. Convivência, entender o que nos torna humanos e conexão são com certeza temas importantes parar ser, estar e fazer paz.

(Clique aqui para a versão inglês.)