A comissão de cultura de paz da cidade de Santos – SP (Brasil)

. . PARTICIPACIÓN DEMOCRATICA . .

Um artigo por Herbert Lima e Helena Lourenço

Temos ótimas notícias!  Apesar da demora de quase seis anos, a Comissão da Paz da cidade de Santos foi criada.  Claro, nossa organização, ABrasOFFA, está participando.

santos
Santos é especialmente famoso por sua praia

A Comissão, que se reúne em reuniões semanais, agora se organiza para conseguir gerar impacto nas atividades públicas, privadas e da sociedade civil do município, tendo como foco a redução da violência através de práticas que estimulem a participação democrática de todos os cidadãos da cidade, afinal um grupo de pessoas não pode decidir como modificar a cultura de um povo. Ações como apoiar a Rede de Prefeitos pela Paz, da qual a prefeitura de Santos faz parte, e assim como apoiar atividades da sociedade civil, como o projeto Paz na Ponta do Giz, da ABrasOFFA, que leva os conceitos de paz para dentro das escolas e eventos como a cerimônia de memória pelos mortos na guerra, estão entre as atividades da comissão. Um dos principais papéis da comissão é deixar evidente o tema PAZ nas agendas de todas lideranças da cidade (sejam elas lideranças formais ou não).

A ideia surgiu por uma iniciativa da ABrasOFFA- Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore – uma ONG sem fins lucrativos que sempre foi ativista na promoção da Paz entre os povos e realiza diversos trabalhos contra a violência na cidade. No ano de 2010 a ABrasOFFa realizou o 1º Congresso da Paz nas Américas, que contou com a presença de diversos acadêmicos, incluído o Dr. David Adams, que sugeriu a criação da comissão para Paz na cidade.

A ABrasOFFA e a Prefeitura viram a oportunidade de melhorar a promoção da paz e diminuir a violência na cidade com a formalização de um grupo de pessoas que pudesse ter representatividade e discutir os caminhos para uma sociedade mais pacífica. Durante algum tempo a formação da comissão foi discutida até ser finalmente formalizada de uma maneira democrática e que pudesse abrigar representantes de toda sociedade civil.

A Comissão de Cultura de Paz é formada por pessoas, e elas estão cientes do grande desafio que existe para a promoção de uma Cultura de Paz na cidade, uma longa caminhada em uma estrada que se forma a medida que se caminha, não se enxerga o final, mas sabe-se que ele é um lugar muito melhor do que este que estamos vivendo hoje.

(Clique aqui para a versão inglês.)

Question for this article: