. . . DESARME Y SEGURIDAD . . .
Un artigo do Instituto Mundo Melhor
No dia 25 de agosto, o Instituto Mundo Melhor (IMM) reuniu policiais militares de Curitiba para discutir a cultura de paz. As atividades têm ênfase na educação em valores e pedagogia da convivência. Participam do projeto cerca de 30 profissionais do 12º e 13º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (PMPR). O projeto capacita policiais militares que atuam nas Unidades Paraná Seguro (UPS).
O presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, comenta sobre a experiência piloto de trabalhar com público fora das áreas de educação, assistência social e saúde em que o projeto já tem a expertise. “Essa iniciativa pioneira nos traz para uma reflexão importante. Mesmo as profissões sendo totalmente opostas, o ambiente de trabalho, seus conflitos e desafios aproximam-se em vários aspectos e isso contribui para uma discussão aberta e de desenvolvimento para todos”, ressalta.
A iniciativa é avaliada com bons olhos pelo comandante do 12° Batalhão, coronel Antônio Zanatta Neto. “É uma excelente oportunidade de integrar a Polícia Militar na sociedade e buscar novos conhecimentos. As expectativas são as melhores possíveis, pois já conhecíamos a plataforma trabalhada pelo IMM. Os conteúdos foram adaptados para a Polícia Militar e nós somos os pioneiros. Queremos quebrar paradigmas e avançar ainda mais nos serviços de polícia comunitária e cidadã”, ressalta.
O próximo encontro do Polo de Educação para a Paz instalado pelo IMM no 12º Batalhão de Polícia Militar será no dia 16 de setembro. Ao todo, serão quatro reuniões. Os conteúdos serão ministrados pelo Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (NEP/UEPG).