inglés
francés
GLOBAL MOVEMENT FOR A CULTURE OF PEACE

Sobre la margen izquierda aquí debajo, usted podrá encontrar un artículo de CPNN y sobre la margen derecha su debate. Usted está invitado a leer y a debatir haciendo click sobre alguna de las preguntas que se encuentran en el siguiente listado aquí debajo, o si lo desea puede proponer una nueva pregunta. Por favor, tómese el tiempo de tildar una de las opciones aquí debajo para elegir el nivel de prioridad que según su consideración tiene este artículo.

Aprender Escribir Leer Inicio Quiénes somos Discutir Buscar Boletin Contacto
por ámbito de acción
por región
por categoría
por fecha
Naciones Unidas y Cultura de Paz
Movimiento Mundial para una Cultura de Paz
Valores, Actitudes, Acciones
Reglas de CPNN
Enviar un Articulo
Sea un reportero de CPNN


Cultura de Paz nas escolas do Norte de Minas, Brasil
un articulo por O Norte, Brasil

Com o objetivo de fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência que afetam o ambiente escolar, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza, a partir desta segunda-feira (11), encontros do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz). Desta vez, as ações, iniciativas e propostas que abordam a Cultura de Paz serão trabalhadas em conjunto com a comunidade escolar de cidades do Norte de Minas. As reuniões, que devem contar com 350 participantes em cada município, vão ser realizadas em Pirapora (11/03), Montes Claros (12/03), Januária (13/03) e Janaúba (14/03).


FORPAZ em Patrocínio

click on photo to enlarge

Educadores, diretores, alunos, pais, representantes do colegiado escolar e outros membros de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, poderão conhecer um pouco mais os programas, projetos e ações desenvolvidos pela SEE e pelas demais instituições, entidades e órgãos que já participam do Forpaz, que contribuem para a disseminação e consolidação da promoção da paz no ambiente escolar. Durante o encontro, os participantes irão expor suas experiências e receberão cartazes, folders e adesivos de divulgação do Fórum.

Em cada um dos quatro encontros, o Forpaz será realizado em dois momentos. O primeiro contará com palestras, apresentações de iniciativas de promoção da paz desenvolvidas em escolas estaduais, entre outros. Já a segunda etapa do encontro será voltada para conhecimento, debate e elaboração de estratégias voltadas à mediação de conflitos.

De acordo com a secretária adjunta da SEE, Sueli Pires, a reunião é uma oportunidade de apresentar à comunidade escolar do Norte de Minas e aos parceiros institucionais as possibilidades de atendimento nas diferentes frentes nas quais o Forpaz atua. “Esse momento vai ser de escuta, de integração. Vamos ter a oportunidade de detectar e potencializar as parcerias locais para um trabalho que busca a mediação de conflitos como instrumento pacificador dentro das escolas. Vamos estimular o permanente diálogo entre as escolas e a comunidade”, destacou. . . .

Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz, com destaque para a adesão do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Promotoria Especial da Educação (Proeduc). Durante os eventos, haverá o lançamento regional da Campanha “Conte até 10”, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Em 2012, o Forpaz esteve presente em cinco regiões do Estado e reuniu representantes de 30 Superintendências Regionais de Ensino. Ao todo, cerca de 2,5 mil educadores das redes estaduais e municipais foram sensibilizados e capacitados para a promoção e desenvolvimento da cultura de paz nas escolas. Os cinco primeiros Fóruns regionais contemplaram a Zona da Mata, o Centro-Oeste mineiro, o Alto Paranaíba, Sul, e Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Além da região Norte, que recebe o Forpaz entre os dias 11 e 14, a expectativa é de que o Fórum chegue, nos próximos meses, aos eixos do Vale do Rio Doce e Jequitinhonha, abrangendo Governador Valadares, Teófilo Otoni, Almenara, Araçuaí e Diamantina, e a região do Vale do Aço.

( Clique aqui para uma versão inglesa)

DISCUSSION

Pregunta(s) relacionada(s) al artículo :


Peace Studies in School Curricula, What would it take to make it happen around the world?

* * * * *

Comentario más reciente: :

During the Asian Educators Symposium, we found out that Peace Education is still not part of the school curriculum in most countries. However, the participating teachers have been incorporating peace education in their teaching subjects, such as English, social studies, and character education. We all agreed that love and the will to nurture peace in children are the most important basis for peace education. Even if peace education is not a part of the curriculum, peace can be taught through any subject. Whatever you are teaching, if it comes from the heart, then it will touch the minds of children.


Este artículo ha sido publicado on line el March 15, 2013.