Conselhos, comissões e algumas iniciativas de cultura de paz no Brasil

. . PARTICIPACIÓN DEMOCRATICA . .

Un artigo de Myrian Castello, Fábrica dos Sonhos

Por meio de iniciativas e projetos, algumas cidades do Brasil têm promovido a cultura de paz. A Cultura de paz, ao contrário da cultura de guerra, tem como objetivo promover uma educação pela paz, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e igualitário, democracia participativa, igualdade de gênero, livre fluxo de informação, tolerância e solidariedade como meios de se alcançar e construir paz.

Em uma curadoria de iniciativas, comissões e conselhos feita para este artigo encontrou-se atividades entrevistas, fóruns, treinamentos, rodas de conversa, cursos, entre outros em cidades como Londrina, Curitiba, Itapecerica da Serra, Santos e Recife.

Em Londrina tem-se o Compaz, conselho que trabalha para desenvolver a cultura de paz e não violência e a Mídia de Paz que é o veiculo midiático para se espalhar as notícias desta cultura na região. Mais informações podem ser encontradas neste link.

(Artigo continuou na coluna à direita)

Pregunta(s) relacionada(s) al artículo

How can culture of peace be developed at the municipal level?

(Artigo continuação da coluna esquerda)

Já em Itapecerica da Serra aconteceu uma ação pontual, uma Caminhada da Paz em homenagem às mulheres.

Em São José dos Campos por meio da secretaria de educação, no eixo Educação em direitos humanos foi promovido atividades em cultura de paz e um festival de Danças Circulares e Cultura de Paz.

Santos possui oficialmente uma Comissão de Paz ativa e promoveu recentemente o I Fórum de Paz e não Violência dentro da programação da Semana da Educação, a cidade tem potencial para se tornar referência no mundo sobre cultura de paz.

Em Recife o Centro Comunitário da Paz – COMPAZ Eduardo Campos oferece diversas atendimentos e atividades com o intuito de garantir inclusão social e fortalecimento comunitário. Maiores informações podem ser encontradas nos links de web site e facebook.

Ações e iniciativas como estas citadas e outras, são de extrema importância para se promover uma cultura de paz que é necessária e urgente para mudarmos a cultura de guerra na qual estamos inseridos.

(Clique aqui para a versão inglês.)