French
Spanish
GLOBAL MOVEMENT FOR A CULTURE OF PEACE

On the left below, please find an article for the Culture of Peace News Network and on the right the discussion related to this article. You are invited to read and join in the discussion by clicking on any of the questions listed here, or, if you wish, you may enter a new discussion question as described on the bottom of this page. Please take the time to check one of the boxes below as to whether this article should be given a high priority, a medium priority or no priority

Learn Write Read Home About Us Discuss Search Subscribe Contact
by program area
by region
by category
by recency
United Nations and Culture of Peace
Global Movement for a Culture of Peace
Values, Attitudes, Actions
Rules of the Game
Submit an Article
Become a CPNN Reporter


Un Dia da Cultura de Paz em Santo Amaro (Brasil)
an article by Secretaria de Defesa Social (abreviado)

O bairro de Santo Amaro, área central do Recife, recebeu um dia diferente com ações cidadãs e de cultura da Paz. A Secretaria de Defesa Social – SDS, através da Gerência de Prevenção a Articulação Comunitária (GPAC) promoveu na tarde da última sexta-feira (26), um Dia da Cultura de Paz em Santo Amaro.



click on photo to enlarge

Em parceria com o evento “Viva a Vida em Santo Amaro” realizado pela Comissão Pernambucana da Paz, foram realizadas atividades culturais e sociais que tomaram conta da comunidade durante o período da tarde e estendeu-se pela noite.

O pontapé inicial do evento aconteceu na Rua Barão de Igarassu, paralela à Avenida Cruz Cabugá. Crianças, jovens, adultos, estudantes e moradores se reuniram no local para marchar em direção ao Campo do Onze. E com cartazes nas mãos pediam mais amor, paz, respeito e mais inserção no mercado de trabalho.

A estudante e moradora de Santo Amaro, Fabiola Paz, de 11 anos, esteve presente na caminhada e sabia bem o que estava pedindo. “Desejo que o nosso bairro cresça, que tenha parques para eu brincar e que seja mais calmo”, confessou a estudante.

Ao fim da caminhada, no Campo todos deram as mãos e oraram. Após o momento religioso, uma série de atividades sociais e culturais. Informação sobre o Programa Educacional de Resistencia às Drogas (Proerd), Palestras com os Bombeiros Amigos da Escola, atendimentos do Programa Vida Nova e do Consultório de Rua, cadastro para o Bolsa Família e inscrições para cursos do grupo Força Jovem estavam entre os serviços realizados.

Grupos sociais da comunidade também apresentaram seus trabalhos.

O Gerente do GPAC, João Evangelista caminhava entre a população animado com a força de vontade da comunidade em lutar por um bairro melhor. “O objetivo da SDS é promover ações de inclusão social como essas, que possibilitem um dia diferente para comunidade. Ações de repressão à violência e que previnam a utilização de drogas e a pratica de crimes. Queremos trabalhar a cultura de paz entre nossos jovens para que se tornem saudáveis, felizes e grandes cidadãos”, declarou João. . .

Ainda durante o evento, foram realizadas atividades culturais, como apresentações de grupos de teatro, afoxé e maracatu da comunidade, além de shows da Banda Toque de Fé e dos artistas Viviane, Canibal, Pagodance, Grupo Teatração, Leke e Alusa. E o dia terminou com a apresentação de MCs e bandas naturais de Santo Amaro.

A Comissão Pernambucana da Paz fundada por jovens, estudantes, sociólogos, militantes, dentre outros, trabalham para espalhar a paz, aumentar a autoestima e a autoconfiança dos jovens de Santo Amaro. “Durante muito tempo, o bairro registrou os maiores índices de criminalidade da cidade. Hoje, a situação está um pouco melhor, mas os jovens da comunidade ainda sofrem para entrar no mercado de trabalho. E acredito que ações de cidadania mudarão ainda mais a realidade de Santo Amaro”, declarou a Coordenadora do Projeto Tacaruna Social, Sylvia Vasconcelos. . .

( Clique aqui para uma versão inglesa)

DISCUSSION

Question(s) related to this article:


Could we benefit from more Celebrations of Peace?,

* * * * *

Latest reader comment:

This discussion question applies to the following articles:

First International Day of Peace Parade
A Peace Party
A Peace Party
2013 Peace Fair - The Children Ask The World Of Us (U.S.)
Un Dia da Cultura de Paz em Santo Amaro (Brasil)
Culture of Peace Day in Santo Amaro (Brazil)
Senegal: 4th Global Peace Festival: “Live Peace – Meeting of World Cultures”


This report was posted on August 9, 2013.