French
Spanish
GLOBAL MOVEMENT FOR A CULTURE OF PEACE

On the left below, please find an article for the Culture of Peace News Network and on the right the discussion related to this article. You are invited to read and join in the discussion by clicking on any of the questions listed here, or, if you wish, you may enter a new discussion question as described on the bottom of this page. Please take the time to check one of the boxes below as to whether this article should be given a high priority, a medium priority or no priority

Learn Write Read Home About Us Discuss Search Subscribe Contact
by program area
by region
by category
by recency
United Nations and Culture of Peace
Global Movement for a Culture of Peace
Values, Attitudes, Actions
Rules of the Game
Submit an Article
Become a CPNN Reporter


Sepaz capacita 200 universitários como Agentes da Paz [Brasil]
an article by Agência Alagoas

Mais de 200 estudantes universitários do Cesmac e do projeto Faculdade da Terceira Idade da Facima encerram, nesta sexta-feira (14), a parte teórica do Curso de Formação de Agentes da Paz, promovido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz). As aulas aconteceram no auditório da Casa da Indústria, na terça (11), quarta (12) e sexta (14). Pela primeira vez, foi apresentado o tema “Introdução à Mediação de Conflitos”.


Secretário de Promoção da Paz de Alagoas, Jardel Aderico

click on photo to enlarge

Os conteúdos são voltados para o tema da Cultura de Paz e não-violência: educação para as emoções, diálogo para promoção da paz, como a violência pode ser reduzida ou evitada, entre outros. Na turma, foi abordada também a questão mediação de conflitos, já que universitários possuem um poder de aprendizagem maior e são formadores de opinião.

Para o secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico, eles são o público ideal para propagar a ideia da cultura de paz. “Todos queremos paz, mas poucos se dispõem a trabalhar por elas. Vocês são jovens, estão cheios de energia e dispostos a defender e trabalhar por esse ideal da cultura de paz”, disse.

Uma das jovens que mais se animou com a declaração do secretário foi Elba Cavalcante, 72 anos, aluna da turma da Facima. Viúva, ela começou no curso para a Terceira Idade por indicação da filha e não pretende parar mais. “Parei por um tempo porque tive que viajar, mas até adoeci por ficar parada. É interessante todas essas novidades que estamos aprendendo agora. São coisas que nós podemos mesmo fazer, conversando com os amigos e a família”, disse Elba.

Um dos papéis dos Agentes da Paz é justamente a difusão desse conhecimento, como defendeu o superintendente de Promoção da Cultura de Paz da Sepaz, Adalberon Sá Júnior. “Vocês devem exercitar o que aprenderam aqui, compartilhar a mensagem da cultura de paz a todos em nosso dia a dia. Se fizermos isso, com certeza vamos levar a mensagem da cultura de paz a todos os cantos de Alagoas”.

A capacitação continua na próxima semana, nos dias 19 e 20, quando a turma será reunida na Facima para grupos de discussão e vivência para as Práticas de Diálogos. A diplomação acontece no dia 21 de dezembro.

Entre os instrutores desse curso estiveram o capitão Iran Rego, do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar, que falou sobre mediação de conflitos; e Geraldo Majella, superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, que falou sobre o contexto da violência em Alagoas.

( Clique aqui para uma versão inglesa)

DISCUSSION

Question(s) related to this article:


What do you think of this curriculum for training peace educators?,

* * * * *

Latest reader comment:

The Campus Peace Educators Training Program (Abuja, Nigeria, May 2007) shall cover the following curriculum :

- Introduction to Integrated Campus Peace Education (Campus Peace Keeping, Campus Peace Making and Campus Peace Building Techniques)

- Universal Principles for Peace

- Human Development and Character Education

- Campus Conflict and Violence

- Fundamental Principles of Campus Peace Education

- Educating for Peace on Campus

- Principles and Techniques of Campus Conflict Resolution

- Teaching Methods and Principles

- Programs and Policies for Campus Peace (UN Peace Day, Campus Peace Day, etc)


This report was posted on December 15, 2012.