Brasil: Uma Fábrica dos Sonhos criando novos caminhos para a Cultura de Paz e não-violência

LIBRE CIRCULACIÓN DE INFORMACIÓN

Um artigo de Herbert Lima e Myrian Castello

A Fábrica dos Sonhos é um movimento nascido no Brasil que desde 2013 cria espaços para desenvolvimento de pessoas e organizações, realização de sonhos, conexões e cultura de paz. O movimento foi idealizado pelos jovens Myrian Castello, Thayná Monteiro e Herbert Lima, que sonham em um mundo melhor aonde as pessoas possam realizar seus sonhos. Eles criam atividades tais como cursos, palestras, e encontros que despertam a melhor versão das pessoas usando diversas ferramentas que incentivam a ação e a reflexão.

dream
Foto: Atividade com Jogo Cooperativo

Uma atividade de destaque recentemente organizada pela Fábrica dos Sonhos é a Trilha da Des-conexão um novo movimento que estreou no dia 26 de Junho e reuniu um grupo de pessoas entre 14 e 56 anos no Parque Ibirapuera em São Paulo. A proposta era enxergar no meio corrido e estressante que envolve a cidade de São Paulo uma oportunidade para trazer às pessoas uma maneira de se desconectarem do seu dia-a-dia, dos seus smartphones, para se conectarem consigo e com a natureza que as cercam e promoverem a cultura de paz, o aut-conhecimento e a relação delas com o mundo.

A Trilha da Des-conexão contou com a participação de especialistas e ações de:

Jogos cooperativos – “Como jogamos no jogo, jogamos na vida” – Com o intuito de promover reflexão e autoconhecimento de maneira divertida, os jogos cooperativos propõem uma maneira de ser quem somos, sem barreiras e julgamentos.

Biomimética – Descobrir soluções para o mundo através da observação da natureza.

Cultura de paz – Descobrir, aprender e compartilhar o que é paz para cada um e como podemos levá-la para nosso dia-a-dia

Programação Neuro Linguistica (PNL) – Descoberta e ressignificação da história de cada um.

(Artigo continuou na coluna à direita)

(Clique aqui para uma versão inglês

 

Question related to this article.

Youth as future peace-builders, What project-based learning initiatives are available?

(Artigo continuação da coluna esquerda)

Utilizaram também as metodologias criadas pela organização para promoverem consciência como a “Mentoria Colaborativa” que é a colaboração entre os participantes para desenvolvimento dos sonhos e da consciência.

Além disso a Fábrica dos Sonhos propõem também a criação de uma economia mais consciente e positiva, com a promoção do desenvolvimento de uma nova relação com o dinheiro em que a organização visa trazer cursos acessíveis para os participantes. As pessoas que participaram da trilha puderam escolher entre: pagar apenas o custo do material, o material mais as horas trabalhadas dos organizadores, ou ainda colaborar com a organização de forma voluntária com um valor acima dos custos. Supreendentemente 85% das pessoas escolheram a última opção.

“ Achei sensacional o sistema de pagamento! Fez a trilha ser acessível e mais ainda, fez ela ser construída por todos. Minha sugestão é continuar com esse sistema de escolha de pagamento, para que mais pessoas se sintam confortáveis e participem.”

“Aprendi que não preciso de horas de convivencia para me tornar amiga de alguém, aprendi que um domingo no parque pode ser muito mais que isso, aprendi que momentos simples como compartilhar uma refeição com alguem pode ser sensacional.” Finotti, A.

Durante a caminhada fizeram paradas com reflexão e conexão com a história de cada um e com a natureza que foi essencial para que cada um descobrisse mais sobre si e sobre a natureza, abrindo espaço para a paz de dentro para assim promovê-la no mundo.

As trilhas acontecem regularmente e em calendários específicos. Para maiores informações basta entrar em contato pelo e-mail: fabricadossonhosx@gmail.com ou pelo site: www.fabricadossonhos.net