2ª Caminhada Pela Cultura de Paz de Cotia, Brasil, recebe apoio da 2ª Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência.

DESARME Y SEGURIDAD .

Un artigo de Pressenza

No domingo 18/09/2019, pessoas da cidade de Cotia e municípios vizinhos prestigiaram a programação da 2ª edição da Caminhada pela Cultura de Paz, que aconteceu no domingo (18), em Cotia. O evento teve as participações da World March for Peace and Nonviolence [Marcha Mundial pela Paz e Não-violência], diversas expressões culturais, etnicas, religiosas e movimentos populares.

A Caminhada é realizada pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, e pela Comissão da Paz, composta pelo Departamento de Cultura e representantes da sociedade civil: Casa de Airá – Tradição e Cultura; Instituto Gira-Sol; Casa Olê Orixá Obá Ayrá; Templo Vô Lazaro de Aruanda e A Mensagem de Silo – Parque de Estudos e Reflexão Caucaia.

(Clique aqui para a versão inglês.)

(Artigo continua na coluna esquerda)

Pregunta(s) relacionada(s) al artículo

How can we be sure to get news about peace demonstrations?

(Artigo continua da coluna esquerda)

A passeata, a cor universal da Paz, o branco, era predominante e o clima de fraternidade pairou sobre os participantes. “Este evento é a celebração do nosso Movimento da Cultura de Paz, da resistência e defesa dos direitos das pessoas, da diversidade cultural e religiosa. Diversas frentes e ideologias se dão as mãos contra o preconceito, a violência, a intolerância.

Nós somos diferentes, pensamos diferentes, temos histórias diferentes, temos religiões diferentes, mas somos iguais nos direitos. A Comissão propõe este diálogo com a sociedade, um diálogo pela paz por meio da paz”, revela nota da Comissão. Para o Secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Givaldo, “A Caminhada pela Cultura de Paz é a mobilização maior de um evento que acontece o ano todo, que realiza diversas reuniões e debates com a população”.

De acordo com Gilmar de Almeida, Gestor de Cultura da cidade, o evento está tomando corpo e, a partir de agora, Cotia vai atuar no sentido de regionalizar a Caminha pela Cultura de Paz. “Um evento tão importante como este não pode ficar limitado a Cotia. Vamos buscar expandi-lo, regionalizá-lo, pois a luta pela paz não pode ter fronteira”, disse.

Neste contexto a 2ª Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência que “marchará” desde 02/10/2019 até 08/03/2019, percorrendo todo o globo passando por Cotia por volta do dia 12/12/19, considera muito importante apoiar e participar em eventos locais como este realizado na cidade de Cotia.

Nesta caminhada também se fizeram presentes a Mensagem de Silo, uma das promotores desde a edição passada da caminhada, que além de participar das reuniões organizativas também esteve difundindo os valores de paz e não violência através de suas reuniões e cerimônias que propiciam o acercamento ao tema. E o Parque de Estudos e Reflexão Caucaia, através das diferentes pessoas aplicadas na investigação e promoção da Paz e a Não Violência também se fez presente.