Lajeado, Brasil: Prefeitura dá início ao pacto pela paz

. . PARTICIPACIÓN DEMOCRATICA . .

Um artigo de Informativo

Lajeado vai promover um pacto pela paz. O projeto, ainda sem nome definido, envolve diversas secretarias, como Saúde, Educação, Segurança, Assistência Social e Esporte e Lazer, na formulação de um conjunto de estratégias para redução da criminalidade e promoção de uma cultura de paz, a partir de ações que passam por toda a sociedade. A iniciativa é inspirada em ação semelhante já desenvolvida em Pelotas, na zona Sul do Estado.


Prefeito Marcelo Caumo. Foto de Lidiane Mallmann/arquivo O Informativo do Vale

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social fez um diagnóstico sobre diversos pontos ao longo de 2018. “Abordou-se o aprendizado dos jovens, agressão à mulheres, consumo de drogas e violência em geral. Percebemos, com isso, que além de investir na repressão, que a gente tem feito com muita constância, precisamos investir na prevenção”, frisa.

Caumo revela que, a partir dos dados compilados, se buscou metodologias com resultados positivos e que já tenham sido aplicadas em outros município e conjugassem repressão e prevenção. “Captamos informações em Pelotas e a resposta foi muito positiva.” A primeira fase do projeto é o levantamento interno que será feito por diversas secretarias municipais. “Após o início do trabalho, outras entidades serão envolvidas, como forças policiais federais, estaduais e municipais, Ministério Público, Judiciário, entidades empresariais e comunidade em geral”, revela o prefeito.

Hoje ocorre uma reunião de trabalho interna, em que a equipe fará uma apresentação para a Prefeitura sobre o pacto. Na ocasião, o município apresentará projetos relacionados à promoção da paz e redução da violência já existentes.

(Artigo continuou na coluna à direita)

(Clique aqui para a versão inglês.)

Pregunta(s) relacionada(s) al artículo

How can culture of peace be developed at the municipal level?

(Artigo continuação da coluna esquerda)

Cultura de paz

O prefeito Marcelo Caumo ressalta que o objetivo é implementar estratégias capazes de promover um ambiente de paz, prevenindo atitudes e ações violentas e criminosas no município. “Vamos fazer um diagnóstico amplo da situação de violência em Lajeado, incluindo percepções e indícios não relatados nas estatísticas criminais, como, por exemplo, pequenos furtos ou bullying, que nem sempre aparecem nos indicadores. A partir disso, daremos início a uma grande ação conjunta entre os diversos entes sociais.”

Segundo o chefe do Executivo municipal, o objetivo é apontar alternativas para solucionar questões de violência. Para isso, se buscará a integração de órgãos e entidades, tornando a ação mais efetiva e gerando mais resultados. “Vamos ver como está a situação de violência no município, incluindo situações não denunciadas. Depois elencaremos quais serão nossas prioridades nas estratégias de enfrentamento.”

Números de Pelotas

Recentemente, o município de Pelotas, que implantou o projeto há 16 meses, apresentou os resultados na redução dos índices de criminalidade. Por lá, desde a criação do programa, houve redução de 36% dos homicídios, 38% dos roubos de veículos e 33% dos latrocínios.

“São números muito positivos que queremos ver acontecer também em Lajeado”, comenta Marcelo Caumo. “Importante ressaltar que a metodologia deste projeto é atuar de forma a prevenir a violência, o que perpassa ações de saúde, educação, cultura e assistência social, e no médio e longo prazo reduzir a necessidade de reprimir a violência. É um grande ganho para toda a sociedade”, completa.

A criação do pacto pela paz em Lajeado tem um contrato de R$ 230 mil, com duração prevista de 12 meses com o apoio de consultoria. Estão previstas no contrato reuniões bissemanais para acompanhamento, além de contato permanente com o grupo de trabalho. A minuta inclui os valores de deslocamento da equipe, viagens, alimentação e hospedagem.

Saiba Mais

Em 21 de novembro de 2018, o consultor e diretor executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, esteve em Lajeado para apresentar o projeto “Pacto pela Paz”, desenvolvido em cidades como Pelotas, Niterói (RJ), Fortaleza e outros 20 municípios da região metropolitana cearense. A metodologia, baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), se preocupa em prevenir a violência desde a gestação da criança até ações voltadas a jovens com comportamento violento. O objetivo é agir antes para prevenir problemas mais graves no futuro.