Angola: Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia

. IGUALDAD HOMBRES/MUJERES .

Extratos do site da Bienal de Luanda

O Iº Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia, que tem lugar nos dias 25 e 26 do corrente mês de Maio, é um evento que tem como foco a luta da mulher pela igualdade, emancipação, desenvolvimento continental para a Paz e Democracia, inserido no âmbito da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz e Não-Violência, que é uma iniciativa conjunta entre o Governo de Angola, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e a União Africana (UA).

A Inovação Tecnológica como Ferramenta para o Alcance da Segurança Alimentar Combate a Seca no Continente Africano


Vídeo do evento

Sobre o Fórum

Workshops

O Iº Fórum Internacional da Mulher para a Paz e Democracia, é marcado com painéis reflexivos ao modelo de workshops, entretanto apresentadas em formato interactivo. Entretanto, os momentos de trabalho foram concebidos para serem vividos nos dois dias de trabalho. No dia 25, serão debatidos três painéis, designadamente 1º painel – os desafios da globalização no processo de empoderamento do gênero, 2º painel – inovação tecnológica e educação para alcance da igualdade do género – (desafios e oportunidades) e 3º painel – a formalização como mecanismo de inclusão social e financeira.

Palestras

O fórum traz reflexões na voz de oradores internacionais cuja experiência facilita a compreensão dos desafios da globalização no processo de empoderamento do gênero, inovação tecnológica e educação para alcance da igualdade do género – (desafios e oportunidades) e formalização como mecanismo de inclusão social e financeira.

(Artigo continuou na coluna à direita)

(Clique aqui para um artigo em inglês)

Question related to this article:

Can the women of Africa lead the continent to peace?

(Artigo continuação da coluna esquerda)

Os Objectivos

O Fórum tem ainda como objectivos específicos:

– Identificar áreas de convergência dentro dos capítulos nacionais da Bienal de Luanda e expandir a posição de grupos de líderes de jovens mulheres a nível nacional,

– Estabelecer protocolos de cooperação regional, continental e internacional,

– Propor acções concretas para qualificação de jovens mulheres, promovendo oportunidades para o acesso ao mercado de trabalho.

Temas Propostos

Com efeito, a abordagem dos temas enquadra- se na reflexão universal com o foco continental, sobre os principais eixos da “Estratégia de longo prazo Angola 2025”, da “Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU”, da “Agenda 2063 da União Africana”, bem como , do “Plano de Acção do Sector para a Prioridade África e Relações Exteriores da UNESCO, no quadro da Estratégia Operacional para a África – 2022-2029”, que promovam e assegurem a participação das mulheres na definição do futuro do globo”.

– Inovação Tecnológica e Educação para o Alcance da Igualdade do Género.

– Desafios da Segurança Alimentar e Alterações Climáticas no Continente Africano.

– A Formalização como Mecanismo de Inclusão Social e Financeira.

– O Papel da Mulher na Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos.

Resultados Esperados

Com a realização do Fórum espera-se alcançar os seguintes resultados:

1. Promoção e divulgação de todas acções conducentes à paz e reconciliação a nível do continente africano.

2. Aumento da consciência a nível regional, continental e internacional de liderança da mulher e meninas na conquista e manutenção da paz do incremento e consolidação da democracia.

Público

Alvo

✓ Mulheres Líderes das Organizações Regionais Africanas
✓ Mulheres Líderes, Chefes de Governo e Membros dos PALOPs, CPLP e OEACP
✓ Organizações internacionais e nacionais
✓ Chefes e Representantes de Missões Diplomáticas
✓ Empresas públicas e privadas
✓ Entidades do sector privado